Últimos Post
Home / CUIDADOS COM AS LENTES DE CONTATO

CUIDADOS COM AS LENTES DE CONTATO

lente7As lentes de contato inventadas pelo químico tcheco Otto Wichterle, servem para corrigir problemas da visão e também para fim estético. São diversas as razões pelo qual as pessoas preferem usar as lentes, consideram que a aparência fica mais atraente, não embaçam, o campo de visão é mais amplo e podem exercer atividade esportiva tranquilamente.

O uso contínuo e sem os devidos cuidados podem causar infecção ocular, pois o contato direto da lente com o olho, é porta de entrada muito fácil para bactérias. A ceratite microbiana, é uma das infecções graves que podem atingir os olhos, se os cuidados e a higienização do material não forem realizados da maneira correta, pois existem casos severos que podem levar à perda da visão, alertam especialistas.lente1

Médicos recomendam que haja alguns dias de descanso para os olhos, melhor não usá-las durantes as férias e feriados prolongados.

Para garantir o bom uso das lentes e a saúde dos olhos, segue dicas importantes que devem ser adotadas à risca por quem usa as lentes:lente8

  • Não durma com lentes de contato. Por mais cansado que estiver ao chegar em casa, é preciso garantir um mínimo de asseio antes de ir para a cama. Como durante o sono o nível de lubrificação dos olhos diminui bastante, as lentes podem ressecar junto com o globo ocular e desencadear uma série de problemas.
  • Retire as lentes antes de entrar na piscina ou ir à praia. Excesso de cloro, sujeira e piscinas lotadas oferecem grande risco de contaminação. Da mesma forma, o ambiente de praia, com excesso de vento, maresia, oleosidade e suor, não oferece a mínima segurança para os olhos.
  • Leia com atenção e siga sempre as instruções do fabricante. Não lave as lentes com água corrente, tanto da torneira quanto do chuveiro. Isso acaba expondo-as a microrganismos que se desenvolvem em ambientes quentes e úmidos, provocando infecção na superfície dos olhos. Todo fabricante de lentes de contato recomenda os produtos mais indicados para assepsia e a frequência com que devem ser tratadas. Tente se adequar a essa rotina para garantir uma visão saudável.
  • Preste atenção às condições das lentes. Verifique sempre se não há resíduos sólidos ou sinais de irregularidades nas lentes. Mesmo sujeiras quase imperceptíveis podem resultar no desenvolvimento de fungos, levando à inutilização do produto e podendo desencadear infecções.
  • Manuseie suas lentes de contato com mãos rigorosamente limpas. Manusear sua lente com mãos sujas poderá contaminá-la ou danificá-la e o prejuízo é certo para sua saúde e/ou seu bolso.
  • Lave as lentes somente com os produtos específicos, de preferência aqueles indicados por seu especialista.
  • Mantenha seu estojo para lentes de contato limpo. Substitua-o com regularidade.
  • Retire as lentes ao aplicar maquiagem.
  • Quando manusear as lentes sobre a pia, certifique-se que o ralo esteja tampado. É comum perder lentes ao, acidentalmente, caírem no ralo de pias.
  • Evite manusear suas lentes com objetos pontiagudos ou cortantes, tais como pontas de lápis, tesouras, ou mesmo com as unhas.
  • Siga as prescrições do seu médico, incluindo as instruções de tempo de substituição de lentes e tempo de uso. De todos os cuidados com lentes de contato que você deve ter, este é o mais importante!lente2

About simone filomeno

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*


Scroll To Top