Últimos Post
Home / OS BENEFÍCIOS DA MASSOTERAPIA

OS BENEFÍCIOS DA MASSOTERAPIA

Massoterapia02Para aliviar o stress, a tensão, a dor muscular, melhorar a circulação do sangue, promover a saúde, o bem-estar e melhorar a qualidade de vida, muitas pessoas recorrem aos tratamentos realizados por meio da massoterapia. O tratamento realizado por meio de massagens é aplicado por profissionais que utilizam técnicas específicas de acordo com o diagnóstico do paciente.

Hoje em dia, você encontra massagem no mundo inteiro, e cada vez mais está fazendo parte do nosso dia a dia. Encontra-se nos shoppings, SPAS, hospitais, clínicas de estética, cabeleireiros, parques, no esporte, na praia, no aeroporto, nas empresas, em hotéis e dentro da casa. Cerca de 90% das dores no corpo tratadas com massagens se obtém resultados satisfatórios.

massoterapia (1)

A massoterapia tem duas linhas distintas, a ocidental e a oriental. A ocidental segue mais ou menos as regras da medicina ou da ciência ocidental, isto é, tratamentos comprovados cientificamente, onde são testados e aprovados os resultados no aparelho locomotor, esquelético e muscular. Entre essas massagens você encontra a massagem sueca (clássica), drenagem linfática, quiropraxia, massagem desportiva, massagem para gestantes e trigger points. A massagem oriental visa mais o equilíbrio energético, equilibrando os chakras ou os meridianos do corpo humano. Entre essas massagens você encontrará também ayurvédica, shiatsu, Do-In, Reflexologia entre outros.

O que a massagem traz de beneficio?

 Fonte: http://www.cursosmassagem.com.br

  • O primeiro benefício é a circulação (venosa e linfática) que pode aumentar 400% em regiões específicas. Isso fornece aos músculos e aos outros sistemas locomotores que conduzem o sangue, um aumento de fluxo de nutrientes e oxigênio necessário para o trabalho muscular. O aumento de circulação também possibilita uma limpeza maior de toxinas acumuladas na musculatura, tais como, ácido láctico (um resíduo de trabalhos anaeróbicos). Esse aumento também leva ao aumento na produção de urina por causa das trocas de líquidos no corpo, o que em certo modo limpa o sangue.
  • A massagem libera hormônios, principalmente o ocitocina, que pode gerar bem estar, relaxamento, uma melhora no sistema digestório.
  • Ativa o sistema nervoso, principalmente a divisão parassimpática, que diminui o ritmo cardíaco, que faz o fígado armazenar glicogênio (energia), que aumenta a secreção de enzimas digestivas, que aumenta a produção de insulina, que acelera o movimento dos alimentos nos intestinos, e que estimula os órgãos sexuais.
  • Pode agitar uma pessoa quando feita rápida e com vigor. Estimulando a secreção de adrenalinas.
  • Alivia dores. Por várias razões uma massagem leve pode trazer um alivio as dores. Uma porque libera hormônios anti-dor e outra porque o SNC pode bloquear sentidos. Com o estímulo da massagem os nervos podem bloquear a dor em favor do toque do massagista ocorrendo assim a anestesia muscular.
  • Aumenta a troca do sistema imunológico. Com o aumento do retorno linfático você obtém uma limpeza da linfa com massagem. Isso aumenta as defesas do corpo no sentido de aumentar e ativar a circulação linfática para os linfonodos.
  • Melhora a respiração no sentido de aliviar a musculatura responsável por ela. São 12 músculos no corpo na região do tórax que possibilita uma respiração boa. Aliviando músculos tensos na região torácica tende a aumentar a capacidade respiratória.

massoterapia1

Lembre-se sempre que a massagem é uma terapia auxiliar ou complementar a medicina tradicional. O massagista não é um médico e por isso, não pode prescrever remédios ou fazer diagnósticos para doenças sérias. Mas, sim, pode auxiliar nos tratamentos medicinais tradicionais para obter uma cura ou uma recuperação mais rápida.

About simone filomeno

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*


Scroll To Top